Devido à maneira como um sistema de frenagem funciona – usando uma almofada para segurar um disco de metal – há uma série de componentes que podem se desgastar com o tempo. Como resultado, o reparo do freio e a substituição de peças como pastilhas de freio, discos de freio e fluido de freio serão necessários de tempos em tempos.
Muitos proprietários de veículos cometem o erro de esperar até que detectem algum sinal de deterioração ou ineficácia. Portanto, recomendamos que seu veículo seja reparado regularmente e que haja verificações periódicas de freio para avaliar as condições do sistema de frenagem e verificar se são necessárias peças de reposição antes que ocorram problemas.
É impossível dizer exatamente com que frequência um reparo ou substituição é necessário, até porque diferentes veículos são usados de maneiras diferentes. Por exemplo, a condução urbana stop-start é normalmente mais exigente nos seus travões do que a condução consistente, por exemplo, em autoestradas. Como guia geral, o fluido de freio precisará ser substituído pelo menos a cada dois anos.